Pretende-se, com este projecto, abordar a temática da criminologia sem, no entanto, descurar o poder da mente humana nesta área, em especial a influência das doenças depressivas na incidência dos casos de crime violento. Assim sendo, estabelece-se a relação entre ambos os aspectos, clarificando as ligações entre as modificações comportamentais observadas na sociedade e as temáticas acima referidas.
Este é, portanto, um problema que emerge cada vez mais das discussões e noticiários do dia-a-dia, sendo urgente consciencializar a comunidade do que realmente se faz nessa área, desmistificando a ideia passada pelos órgãos de comunicação social e sensibilizar a população de modo a evitar discriminação excessiva de doentes com este tipo de patologias.
Noutra vertente, a concordância unânime relativamente ao tema escolhido traduz a importância/interesse dos elementos envolvidos pelo mesmo, uma vez que as dúvidas e as curiosidades surgiram, tais como, normas e procedimentos a ter no local de crime e a influência das doenças mentais na prática do crime.
Através de uma boa elaboração deste projecto e de uma boa cooperação por parte das entidades a contactar, iremos obter a chave para um bom desempenho profissional. Este projecto dar-nos-á autonomia e, um sentido futurista do mercado de trabalho, uma vez que vamos estabelecer contactos com entidades ligadas à criminologia em diversas áreas.